Características
linguísticas e textuais do gênero textual: "tirinha."
As análises que se seguem têm o propósito de oferecer
uma reflexão sobre os recursos linguísticos (verbais e não verbais) de que um
autor se vale para transmitir uma determinada mensagem. Para isso, utilizaremos
a “tirinha”, um gênero textual de cunho humorístico – às vezes político –,
muito comum em jornais, cuja constituição se estabelece pela combinação de
frases curtas – geralmente de efeito ambíguo – com desenhos que ilustram e complementam
o sentido da obra.
A tirinha é um gênero textual, o seu conteúdo temático
é o humor, o estilo é a utilização da linguagem verbal e não-verbal, sendo
assim, estabelece uma relação com o leitor, e por último a super estrutura, a
tirinha é construida em quadrinhos, sua sequência é na horizontal combinando
textos verbais e não-verbais.
Quando estudamos as tirinhas percebemos que na maioria
das vezes é composta de até três quadrinhos, mas há casos também em que
encontramos até quatro quadrinhos.
Entre os recursos característicos da linguagem dos
quadrinhos, os balões são os responsáveis pela interação, pelos diálogos. No
formato arredondado sinaliza uma conversa normal. O balão de pensamento é
representado na forma de uma nuvem, uso mais comum, e com bolhas na direção de
quem está pensando. Há ainda outros tipos de balões simulando os
diferentes modos de expressão, diferindo apenas no desenho: balões que possuem
contornos tracejados conotam voz baixa; quando representados em formato de
explosão, os balões representam a fala em tom elevado, grito; balões
pontiagudos sinalizam para os sons oriundos de algum objeto eletrônico.
Exemplo de tirinha mais extensa.
A personagem é preocupada com a humanidade e a
paz mundial. Mafalda, uma menina de seis anos de idade, odeia sopa e adora os Beatles e o desenho Pica-Pau. Ela se comporta como uma típica
menina na sua idade, mas tem uma visão aguda da vida e vive questionando o
mundo à sua volta, principalmente o contexto dos anos 60 em que se encontra. Tem uma visão
mais humanista e aguçada do mundo em comparação com os outros personagens.
Turma: 8° ano ou 9°
Skimming
- Qual gênero textual?
- Qual a função socio comunicativa desse gênero?
- Você conhece a personagem mafalda?
- O que sabem dela?
- Conhecem o autor da tirinha?
- Quantas personagens há na tirinha?
- Qual o nome das personagens?
- Onde se passa a conversa?
- As personagens estão felizes?
- Sobre o que estão conversado?
Scanning
1- Procure as palavras cognatas.
2- O que é importante para Susanita?
3- Como Mafalda se comporta frente aos planos de Susanita?
4- O que é importante para Mafalda?
5- Em sua opinião quais são os planos de Mafalda?
- Qual gênero textual?
- Qual a função socio comunicativa desse gênero?
- Você conhece a personagem mafalda?
- O que sabem dela?
- Conhecem o autor da tirinha?
- Quantas personagens há na tirinha?
- Qual o nome das personagens?
- Onde se passa a conversa?
- As personagens estão felizes?
- Sobre o que estão conversado?
Scanning
1- Procure as palavras cognatas.
2- O que é importante para Susanita?
3- Como Mafalda se comporta frente aos planos de Susanita?
4- O que é importante para Mafalda?
5- Em sua opinião quais são os planos de Mafalda?

deveria vim com respostas
ResponderExcluirDeveria vim com as respostas pois assim poderíamos comparar com as nossas
ResponderExcluir